Sky Fest | Nneka

15 Maio 2009 M18

Residente em Hamburgo, a cantora e compositora nigeriana Nneka regressou com o álbum, No Longer at Ease.
Depois do muito aclamado Victim of Truth (2005), que o Sunday Times descreveu como sendo "tão bom quanto o álbum The Miseducation of Lauryn Hill, de Lauryn Hill", Nneka regressa com um projecto em que os seus instintos criativos foram aplicados na música, explorando um vasto leque de sonoridades inovadoras, numa verdadeira odisseia Afrobeat.
Tal como muitos africanos que, afectados pela falta de desenvolvimento e estabilidade no seu país natal, optam por viver na Europa, Nneka vive em constante busca de compreensão das suas raízes africanas e da forma como estas se conjugam com a cultura alemã em que se encontra inserida desde os 19 anos.
Neste seu segundo álbum conta com a produção do seu colaborador e amigo de longa data, DJ Farhot, responsável pela maioria das pistas das canções de "No Longer At Ease" e, pela primeira vez, colaborou com o aclamado produtor francês, Jean Lamoot (Salif Keita, Noir Desi,r entre outros).
Este novo álbum de Nneka é muito pessoal e, apesar de ser musicalmente mais ambicioso, Nneka não se afasta do seu estilo ou rumo habituais, numa oferta de amor, esperança e optimismo, dedicado ao povo de Warri e do delta do rio Níger, na Nigéria, naturalmente esotérico e com um apelo mais mainstream.
Neste álbum, Nneka expressa-se de forma mais notável em pidgin inglês, demonstrando a sua alma e dor, abordando temas sociais que ilustram as dificuldades do seu povo e, tal como o primeiro álbum 'Victim of Truth', inclui também uma certa carga dramática.
'Kangpe' possui uma energia positiva ao estilo de "Hey Yah" dos Outkast; 'Gypsy' apresenta uma textura hip-hop mais obscura, com as harmonias típicas de Nneka e a cantora exibe a sua força no tema mais acústico, 'Come with me' - uma canção dedicada ao mundo. 'Heartbeat' é a faixa mais espectacular do álbum, repleta de batidas hipnotizantes e um ritmo drum & bass a fazer lembrar Massive Attack.
A personalidade independente de Nneka é, aqui, claramente evidente. A cantora integra uma nova revolução na música africana contemporânea. O seu estilo de composição cru mas distinto e as suas harmonias distinguem-na dos demais. É uma compositora, fenomenal no que faz, com muita alma e groove também.
Nneka confessa sentir-se em casa quando está em palco a actuar, quer seja para um "exército" de fãs em grandes festivais ou simplesmente a tocar nas ruas de Londres. Detendo actualmente uma crescente reputação de intérprete ao vivo, Nneka continua a fazer digressões e concertos por toda a Europa, acompanhando os seus compatriotas, banda de R&B, Styl-Plus, a super estrela do dancehall Sean Paul, Seeed, Bilal e Gnarls Barkley, estando simultaneamente a concluir o seu curso de Antropologia na Alemanha e gravando também novas canções.
O verdadeiro talento prevalece sempre e, com o passar do tempo, esta "simples rapariga de Warri" - tal como a própria se auto-define – brilhou. Mas o mais importante de tudo é, tal como a cantora afirma, que "deixem que seja a música a decidir'. A estética não é importante!
http://www.nnekaworld.com

Ok
Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e lhe oferecer uma melhor experiência de utilizador. Saber Mais