"Às vezes, quando eu digo às pessoas que somos oriundos de Zece Prajini (Roménia), pensam que vimos do fim do mundo. Mas aqui, no fim do mundo, é o sítio perfeito para compor música”, diz o trompetista Costica "Cimai" Trifan.
Situada na Roménia de Leste, Zece Prajini (trad: dez campos), na fronteira com a antiga República da Moldávia, é uma pequena vila com 400 habitantes. Famosa pela sua reclusão e teimosia poética de quem a habita, é lar dos 12 romenos que compõem a FANFARE CIOCARLIA, o mais famoso conjunto musical cigano da actualidade.
As origens dos conjuntos musicais ciganos remontam às bandas militares turcas do início do século XIX. A ocupação otomana à zona dos Balcãs transportou esta sonoridade até às regiões da Bulgária, Macedónia, Sérvia e Roménia, passando-a oralmente de geração em geração, até aos dias de hoje.
Considerada por muitos a mais rápida banda de metais do mundo, a FANFARE CIOCARLIA é a herança viva da música cigana oriunda da Roménia, compilando os segredos ancestrais da magia cigana e preservando o espírito desta sonoridade única que transporta no talento dos metais, ritmos e tempos vertiginosos. Nesta tradição musical, cada momento da vida tem o seu som: geamparale, sîrba, hora e ruseasca.
Receba as últimas novidades e promoções exclusivas a subscritores UAU
Subscrever NewsletterTenha acesso a todas as novidades e oportunidades exclusivas!