Fanfare Ciocarlia

29 Julho 2006 M12

"Às vezes, quando eu digo às pessoas que somos oriundos de Zece Prajini (Roménia), pensam que vimos do fim do mundo. Mas aqui, no fim do mundo, é o sítio perfeito para compor música”, diz o trompetista Costica "Cimai" Trifan.
Situada na Roménia de Leste, Zece Prajini (trad: dez campos), na fronteira com a antiga República da Moldávia, é uma pequena vila com 400 habitantes. Famosa pela sua reclusão e teimosia poética de quem a habita, é lar dos 12 romenos que compõem a FANFARE CIOCARLIA, o mais famoso conjunto musical cigano da actualidade.
As origens dos conjuntos musicais ciganos remontam às bandas militares turcas do início do século XIX. A ocupação otomana à zona dos Balcãs transportou esta sonoridade até às regiões da Bulgária, Macedónia, Sérvia e Roménia, passando-a oralmente de geração em geração, até aos dias de hoje.
Considerada por muitos a mais rápida banda de metais do mundo, a FANFARE CIOCARLIA é a herança viva da música cigana oriunda da Roménia, compilando os segredos ancestrais da magia cigana e preservando o espírito desta sonoridade única que transporta no talento dos metais, ritmos e tempos vertiginosos. Nesta tradição musical, cada momento da vida tem o seu som: geamparale, sîrba, hora e ruseasca.

Galeria de Imagens
Ok
Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e lhe oferecer uma melhor experiência de utilizador. Saber Mais