Com uma carreira tranquila mas sem cedências, Ana Moura vivia dias felizes. Mas a fasquia estava de facto muito alta e o próximo disco seria decisivo para distinguir maturidade de aparente estagnação. E felizmente mais uma vez foi a alma inquieta de Ana quem superou as armadilhas do sucesso. Contando sempre com a essencial cumplicidade de Jorge Fernando e repetindo um núcleo duro de parcerias oriundas de Para Além da Saudade, o recente disco Leva-me aos fados (2009) é mais um passo em frente que evita rupturas que procuram o novo pelo novo. Com duas guitarras a suportarem uma voz cada vez mais segura de si, Leva-me aos fados conjuga a beleza do fado tradicional com os caminhos inesperados de Não É Um Fado Normal, assinado por Amélia Muge e com a participação dos Gaiteiros de Lisboa. A isto acrescente-se as mais-valias preciosas que são as espantosas contribuições de José Mário Branco e Amélia Muge e tem-se um disco belíssimo e equilibrado, cujo tema-título é outro enorme êxito popular, justo herdeiro de Os Búzios. Mal foi editado, Leva-me aos Fados foi disco de Ouro; daí à Platina foi um passo muito pequeno.
Onde chegará a alma de Ana? É difícil dizer. Ainda em 2009, durante um concerto em Paris, um espectador muito especial ficou maravilhado. Era Prince, que reconheceu que já tinha antes ouvido Ana. Espera-se ansiosamente por mais notícias. Entretanto, e por esse mundo fora, Ana vive o dia a dia fazendo o melhor que sabe: espalhando com a sua voz a imensa alma que apenas se adivinha por detrás de um frágil sorriso de menina.
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