Em 2005, havia 2 projectos argentinos que tinham de vir a Lisboa. Teatro imersivo com a acção a acontecer ao redor e por cima dos espectadores, obrigava a uma infraestrutura muito específica... e inexistente em Lisboa. Que todos os males fossem esses. Perante a inexistência, estudou-se alternativa e nasceu a Toyotabox. Estrutura temporária, com 60 metros de comprimento por 50 metros de largura e 15 metros de altura na secção principal, foi construída nas Docas de Alcântara e durou 1 ano e vários espectáculos. O primeiro, De la Guarda, foi seguido por Fuerza Bruta e, por fim, Sexta-feira 13, O Musical dos Xutos & Pontapés. Destaque também para uma mega exposição de Barbies, delícia dos mais novos. Em paralelo, houve várias festas, todas diferentes, obedecendo ao critério de inovação que o próprio espaço preconizava. Um bar-lounge completou a oferta da Toyotabox, onde o diferente e inusitado foram estrelas entre 2005 e 2006.
Em Portugal, iniciativas desta importância e envergadura apenas são possíveis com parcerias da dimensão das presentes neste projecto.
Em primeiro, a esta aventura da UAU juntou-se o Grupo Automóvel Salvador Caetano que, deste modo, se tornou pioneiro no conceito de associação de uma marca a salas de espectáculos, um naming: “O projecto TOYOTABOX traduz o estado de maturidade de toda uma estratégia de rejuvenescimento e reposicionamento da Toyota que, em Portugal, teve início há cerca de cinco anos e tem sido materializada através da associação a iniciativas várias, entre as quais se destacam os Festivais de Verão, o Rock in Rio e o CATS. Este novo espaço cultural, de nome TOYOTABOX, de carácter inovador e revolucionário, vai reforçar os valores de uma marca multicultural, universal e socialmente empenhada que, em todo o mundo, tem estado associada a iniciativas de natureza cultural, desportiva e social. Para além da ligação institucional a todo o projecto TOYOTABOX, assistir-se-á a uma partilha dos conceitos subjacentes aos espectáculos que vão ter lugar neste espaço.”
Parceira UAU desde sempre, mais uma vez, a SIC aceitou um desafio: “É com muita honra que o Grupo SIC se associa a esta acção inédita em Portugal. Acreditamos que a “Toyotabox powered by SIC” trará uma lufada de ar fresco ao panorama cultural, com a já habitual garantia de qualidade que a UAU aporta aos espectáculos que produz. Ao exemplo das grandes parcerias desenvolvidas anteriormente, a SIC estará envolvida quer ao nível da promoção do evento quer ao nível da sua cobertura editorial nos vários canais, continuando a seguir o caminho da inovação, da diversidade e da qualidade.”
Ao nosso lado desde 1996, a COMPAL continuou a acreditar em nós, mantendo-se sempre PRESENTE NOS (NOSSOS) GRANDES ACONTECIMENTOS: “A Compal, S.A. através das suas marcas comerciais, B! e Frize, associa-se mais uma vez às produções da UAU, de Paulo Dias, com o objectivo de reforçar uma linha de comunicação consistente e duradoura. O apoio a espectáculos ou produções de vanguarda têm sido uma preocupação constante nossa e a parceria com a UAU perdura há mais de uma década, tendo nascido a assinatura aplicada em todos os eventos apoiados pela Compal, SA e pelas suas marcas comerciais: “...PRESENTE NOS GRANDES ACONTECIMENTOS.”
No ano em que comemorou o seu 30º aniversário, a Pernod Ricard Portugal honrou-nos com o seu apoio, através da marca Jameson: “Ao apoiar iniciativas inovadoras, urbanas e modernas, em que o contacto com o seu público seja cada vez mais personalizado, o Jameson Irish Whiskey reafirma a sua identidade versátil ao decidir participar neste projecto alternativo que a ToyotaBox – Espaço Cultural constitui. Na sequência do apoio que o Jameson Irish Whiskey tem vindo a prestar ao cinema, nomeadamente às curtas metragens, esta marca volta assim a diferenciar-se das outras restantes bebidas, marcando presença nos bares desta Box que irão certamente acolher um público com um moderno conceito de vida, na procura de propostas culturais de carácter não convencional.”
GRANDES CLÁSSICOS E MAIS MÚSICA NOVA da Rádio Comercial e muita vontade de inovar, apoiando um projecto tão diferente como o presente: “Estar associado ao De La Guarda era para nós obrigatório. Ao longo dos anos, a Rádio Comercial sempre se afirmou como um órgão de comunicação social que está na vanguarda do entretenimento. E o que vai acontecer na TOYOTABOX é, sem dúvida, o que de mais avançado se faz hoje nessa área.”
Um projecto desta envergadura em tão emblemático local só foi possível graças ao apoio da APL–Administração do Porto de Lisboa, SA, entidade co-produtora: “Numa estratégia de inovação e tendo em vista a criação de pólos de atracção nas suas zonas ribeirinhas, de forma a complementar outros tipos de oferta e melhorar a sua ligação à cidade e aos cidadãos, assume as funções de entidade co-produtora das iniciativas e espectáculos programados para a ToyotaBox-Espaço Cultural, nas Docas de Alcântara”.
Receba as últimas novidades e promoções exclusivas a subscritores UAU
Subscrever NewsletterTenha acesso a todas as novidades e oportunidades exclusivas!